terça-feira, 5 de novembro de 2013

Atividade de Conscientização com NVDA

                  Pessoas, eu sempre procuro fazer atividades lúdicas com meus alunos, muitos jogos para auxiliar no aprendizado, pois se chegam a mim é porque algo faltou na sua caminhada, a atenção direcionada, um pouco de paciência, carinho, sei lá, algo faltou, e não podemos culpar a ninguém, pois sabemos que nossa educação está defasada e os professores já cansados de turmas gigantescas e falta de atitude da máquina estatal.

                  Com tudo isso, eu propuz nessa semana uma atividade bem diferente, os alunos adoraram a experiencia e vamos repetir com certeza.

                  A atividade se resume a testar a audição, a atenção, a confiança, a cooperatividade entre os colegas, e desenvolver um espirito de consciencia entre os educandos em relação as deficiencias visuais.

Utilizei  o software NVDA, em duplas, um dos alunos foi vendado, e colocou os fones de ouvido, este ficou no teclado, e seria responsável por escrever o texto proposto. O outro colega da dupla, sem qualquer limitação, apenas com a condição  de não tocar nem no teclado nem no colega, teria a missão de fazer com que o colega escrevesse corretamente o texto proposto.

Foi assim que os alunos puderam sentir na pele como é ter dificuldades visuais, e suas limitações. Muito importante para os nossos pequenos alunos. Segue as fotos da atividade.

2013-11-04 tics (1)2013-11-04 tics (7)2013-11-04 tics (6)2013-11-04 tics (9)2013-11-04 tics (8)2013-11-04 tics (10)

Foi fantástica a reação dos alunos! Adorei!

Carta Enigmática

Sugestão de atividade. Você baixa e completa com suas frases. A original é em portugues de portugal.

Rotina de BanhoEm português de portugal.

Rotina de Banho - Copia

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Projeto “Lendo Pra Valer” com Autor Mario Pirata

Uma tarde inesquecivel foi esse dia, um autor muito cativante, alegrou as crianças e mostrou para elas que rima é uma coisa muito fácil de fazer, até eu me emocionei…

Brincando, nossos alunos tiveram a provinha
de que na poesia tudo vira magia
o sonho, a alegria
encantou-nos com suas piratarias.

mario pirata (1)mario pirata (2)mario pirata (3)mario pirata (4)mario pirata (5)

eu e mario pirata (4)eu e mario pirata (5)

Uma conversa informal com o autor sobre o projeto, também ressaltei que estou desenvolvendo o Projeto Professor Apoiador, e cursando Inclusão Digital na Ufrgs, onde estarei publicando as fotos deste evento maravilhoso que integrou todas crianças da escola.

eu e mario pirata (6)eu e mario pirata (2)

Foi muito bom conversar com alguém assim tão receptivo. As crianças aprendem muito com a experiencia e com os modelos que somos para eles. Isso motiva a cada vez mais ser um bom modelo para pelo menos alguns seguirem e mudar suas atitudes.

sábado, 12 de outubro de 2013

A origem do Dia das Crianças

A comemoração do Dia das Crianças no Brasil só ganhou espaço a partir da década de 1950
A comemoração do Dia das Crianças no Brasil só ganhou espaço a partir da década de 1950

O Dia das Crianças é uma data comemorada em diferentes países. De acordo com a história e o significado da comemoração, cada país escolhe uma determinada data e certos tipos de celebração para lembrar de seus menores. Ao mesmo tempo, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) convencionou o dia 20 de novembro para se comemorar o dia das crianças.
A escolha desta data se deu porque nesse mesmo dia, no ano de 1959, o UNICEF oficializou a Declaração dos Direitos da Criança. Nesse documento, se estabeleceu uma série de direitos válidos a todas as crianças do mundo como alimentação, amor e educação. No caso brasileiro, a tentativa de se padronizar uma data para as crianças aconteceu algumas décadas antes.
Em 1923, a cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil, sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança. No ano seguinte, aproveitando a recente realização do evento, o deputado federal Galdino do Valle Filho elaborou o projeto de lei que estabelecia essa nova data comemorativa. No dia 5 de novembro de 1924, o decreto nº 4867, instituiu 12 de outubro como data oficial para comemoração do Dia das Crianças.
Entretanto, a data não se tornou uma unanimidade imediata. Somente em 1955, a data começou a ser celebrada a partir de uma campanha de marketing elaborada por uma indústria de brinquedos chamada Estrela. Primeiramente, Eber Alfred Goldberg, diretor comercial da empresa, lançou a chamada “Semana do Bebê Robusto”. O sucesso da campanha logo atraiu a atenção de outros empresários ligados à indústria de brinquedos.
Com isso, lançaram uma campanha publicitária promovendo a “Semana da Criança” com o objetivo de alavancar as vendas. Os bons resultados fizeram com que esse mesmo grupo de empresários revitalizassem a comemoração do “12 de outubro” criado pelo deputado Galdino. Dessa forma, o Dia das Crianças passou a incorporar o calendário de datas comemorativas do país.

Por Rainer Sousa
Graduado em História
Equipe Brasil Escola

Uso do “Til”

Quando escrevemos usamos vários sinais diferentes, que modificam os sons das palavras. Um desses sinais é o “til”, que parece a letra s deitada (~).

O “til” é um sinal e não um acento.

Na língua portuguesa o “til” aparece em cima das vogais “a” e do “o”. Em outras línguas, pode aparecer em outras letras.

Não é correto fazer um til grande, que fique em cima de outras letras.

A vogal com o “til” se junta a outras letras nos seguintes casos: ã – ãs – ãe – ães - ão – ãos – ões – õe– õem.

O uso do “til” faz com que, ao lermos as palavras com esse sinal, elas tenham o som nasal, que sai pelo nariz e pela boca.
Repita as palavras e teste: anã, camarão, mãos, põe, balões, compõem.

Em alguns casos, quando indicamos que temos mais de duas coisas ou pessoas, usamos as palavras no plural, indicando uma quantidade maior. Leia o quadro e observe as diferenças:

By: http://www.escolakids.com/uso-do-til.htm

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

O amor é incondicional sempre…

Vejam este video maravilhoso que passou no Blanço Geral RS da Record hoje meio dia, é muito emocionante, os animais não diferem raça, cor, problemas cocgnitivos, eles apenas amam!

Aprenda com esse Labrador Retriver!!!

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Atividade de leitura

Treinamento de leitura é muito útil no desenvolvimento dos alunos com dificuldades, assim é possivel fazer um treinamento dos ouvidos e da respiração deles para que possam administrar melhor a questão.

A seguir um forma bem lúdica de fazer esse treinamento.

1. os alunos visualizam as palavras soltas no quadro, e tentam achar as duas frases escondidas.

CAM00219

2. Os alunos formam as frases, com várias tentativas, até acertar a ordem correta.

CAM00220

3. Aí eu coloquei estes marcadores estilo pirulito para determinar a pausa na leitura.

CAM00221

4. Os alunos então fazem as leituras e colam as frases com os marcadores nas folhas de oficio.

CAM00222

5. Por fim, temos as frases com as pausas bem marcadas para o treinamento inicial de leitura.

CAM00218

Planejamento na integra em NOVA ESCOLA.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Projeto “Fome de Ler”

 

Nossa escola está realizando nestas próximas semanas o projeto “Fome de Ler” com a visita do autor Mario Pirata. Os alunos irão desenvolver trabalhos com as obras do autor durante as semanas e no dia da visita haverá uma amostragem dos trabalhos realizados. No dia da visita, o autor poderá ter o retorno das suas obras na visão dos baixinhos, suas reproduções serão riquissímas.

Um breve histórico sobre o autor convidado

Mario Pirata (Mario Augusto Franco de Oliveira) (Porto Alegre) é um poeta e escritor brasileiro. Autodenomina-se poeta e brincadeiro.

Cursou Filosofia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.1 Começou escrevendo folhetos, fazendo parte da geração mimeógrafo dos anos 70. Vem dedicando-se à educação, brincando com crianças, conversando com adolescentes e adultos, apresentando-se em teatros, feiras, congressos, praças, instituições e espaços culturais diversos com a Aula-Espetáculo Roda de Poesia.1 2

Mario já foi patrono e padrinho em inúmeras feiras de escolas e estabelecimentos de ensino. Também realizou Macunaimando1 , com o músico Marcelo Fornazier, Sexta em Verso e Mais do que nunca a Poesia, com a atriz e diretora Deborah Finocchiaro, e Quando a Poesia Canta, com a compositora e intérprete Karine Cunha. Participou de inúmeros saraus e encontros de poesia. Realiza oficinas de criatividade onde o trabalho está voltado para o desenvolvimento da linguagem, permeado com o lúdico e o encantamento, sinalizando o caminho do professor para o universo da educação. Tem doze livros publicados, participações em antologias e publicações diversas, como as agendas Livro da Tribo.1 Escreveu O Cavaleiro da Mão-de-Fogo, Arca de Noel, O Auto de Natal do Abelardo, além do texto O Cisne, respectivamente, para o grupo de teatro de bonecos A Caixa do Elefante, de Porto Alegre, e para o grupo Entre Linhas, de Novo Hamburgo. Integra o coletivo de poetas realizador dos eventos Portopoesia e Porto Alegre dá Poesia.1

Em 2011, ministrou Oficinas de Poesia e Linguagem, na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre.3 4

Livros publicados[editar]

  • 1981: Um pé de vento de nome Huá (poesia)
  • 1988: Calcinha rosa na cadeira de balanço (poesia)
  • 1989: As minhocas também amam e mamam (poesia infantil)
  • 1992: Cambalhota (poesia)
  • 1996: Os dois amigos (poesia infantil)
  • 1997: Bicho-poesia (poesia infantil)
  • 2001: O fazedor de balões (poesia infantil) - Prêmio Pandorga, TVE / Câmara do Livro - Feira do Livro de Porto Alegre e Prêmio Açorianos 2002 – Secretaria de Cultura, Prefeitura Municipal de Porto Alegre
  • 2002: A magia do brincadeiro (poesia infantil)
  • 2003: A volta do bicho-poesia (poesia infantil)
  • 2004: O cavaleiro da mão-de-fogo (teatro) - Troféu Livro do Ano 2005, pela Associação Gaúcha de Escritores
  • 2009: Poemeninos (poesia)
  • 2011: Versos para namorar 1, 2, 3 / Asaladeauladapoesia / Poemas de amor adolescente - Antologia (poesia)

Ligações externas[editar]

Site-blog oficial: http://mariopirata.blogspot.com.br/

Referências

  1. Jump up to:a b c d e Biografia no site de Artistas gaúchos.
  2. Jump up↑ Conheça Mario Pirata, poeta e "brincadeiro". Revista Outras Palavras. 30 abril 2009
  3. Jump up↑ Jardim e Poesia são temas de exposição na CCMQ.
  4. Jump up↑ Sarau com Mario Pirata e Grupo Oficinau comemora a chegada de 2012 na CCMQ.

By Wikipédia.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Atividade de escuta, digitação e correção

Gosto sempre de inovar nas atividades realizadas na alfabetização, então trouxe a atividade a seguir para iluminar suas mentes para a tecnologia, sim ela é muito indicada na alfabetização, leitura e escrita.

Esta foi desenvolvida com um aluno que teve entre outros meningite e lábio leporino em sua infancia, sua dificuldade maior é a concentração, pois não consegue prender-se a uma atividade que exija mais cuidado e atenção. Com isso decidi fazer uma atividade que chamasse a sua atenção e que necessitasse de sua atenção total.

Atividade: Escuta e digitação de texto ouvido.

A professora colocou um texto lido no computador, o aluno colocou os fones de ouvido, e conforme foi ouvindo o texto, foi digitando no teclado.

Quando necessitava a professora voltava o aúdio para que ele completasse a atividade.

No final este texto foi corrigido pelo aluno com o texto escrito.

Foi impresso e o aluno levou uma cópia, a outra cópia fará parte do portifólio individual do aluno.

Imagens da atividade.

CAM00208CAM00209

12 Ferramentas de Apoio ao Professor

O cotidiano da sala de aula é, por si só, extenuante. O professor está sempre sobrecarregado com aulas para planejar, provas para corrigir, cursos de atualização para fazer e, com tudo isso, nem sempre é fácil acompanhar os lançamentos tecnológicos que podem facilitar e otimizar o seu tempo.

Para ajudar os professores interessados nos novos recursos disponíveis pela web, o Porvir organizou uma lista com 12 ferramentas em português e inglês de apoio à prática da sala de aula. Entre os recursos estão redes sociais que ajudam na comunicação com alunos, plataformas que permitem aos professores criar, compartilhar e até mesmo vender materiais de ensino; outras que auxiliam a produzir e gerenciar calendários de aulas. Há, também, blogs que ajudam os educadores a preparar suas aulas de história ou matemática, aplicativos que ajudam o docente a gerar métodos simples de desenhos e diagramações durante as aulas e até mesmo plataformas que reúnem conteúdos em animações e simulações, divididos por nível de escolaridade e disciplina. Confira as ferramentas. 

Em português

Edmodo

A rede social ajuda os professores a compartilhar material multimídia, organizar fóruns, gerir projetos educacionais, estabelecer calendário de atividades, dar notas e condecorações aos alunos e acompanhar sua frequência e participação nas atividades. A plataforma chegou este ano a 12 milhões de usuários.

Evernote

É um aplicativo que pode ser utilizado pelo professor para gerenciar e organizar os temas de cada aula. A partir do próprio celular, ele pode criar notas, salvar pesquisas, gravar áudios e organizar os materiais de aula. Além disso, ao adicionar qualquer recurso a sua conta, a agenda é automaticamente sincronizada e disponibilizada em todos os computadores, telefones e tablets que o professor usar. 

História Digital

O blog ajuda professores de história a preparem suas aulas a partir de resumos de matérias, videoaulas, jogos, visitas virtuais em 3D a museus e outros ambientes, além de exercícios específicos para pré-vestibulandos e concurseiros.

Redu

A plataforma contém materiais de ensino e aprendizagem que estão em domínio público e que podem ser utilizados em qualquer disciplina. No site, o professor encontra conteúdos educacionais de ensino fundamental, médio e superior. O educador também pode criar ambientes virtuais de aprendizagem gratuitos. E, em breve, será possível ainda utilizar diferentes recursos educacionais abertos dentro desses ambientes.

Rived

A Rived (Rede Internacional Virtual de Educação) é uma plataforma desenvolvida pela Seed (Secretaria de Educação à Distância), do Ministério da Educação, que reúne conteúdos de nove disciplinas diferentes como física, química ou biologia, desde o nível fundamental ao superior. O professor pode pesquisar os materiais por nível de escolaridade e disciplina ou até mesmo por palavra-chave. Além disso, os recursos estão disponíveis para download.


Em inglês

Celly

É uma rede social na qual o professor pode se comunicar com seus alunos por mensagens de texto, e-mail ou chat. Com ela, eles podem fazer enquetes ou até mesmo programar lembretes para os alunos. 

Education Labs

A ferramenta, desenvolvida pela Microsoft, ajuda na preparação de exercícios variados dentro de uma mesma matéria. O professor cria, por exemplo, um modelo de problema que os alunos precisam resolver e, automaticamente, a ferramenta gera uma série de exercícios que seguem a mesma lógica e o mesmo nível de dificuldade.

Educreations Interactive Whiteboard

O aplicativo, disponível para download no iTunes, transforma o iPad do professor em uma lousa digital gravável. Por meio dele, é possível criar vídeos, trabalhar animações, gerar gráficos e desenhos ilustrativos que podem ir do recorte de um vulcão em erupção até uma estrutura de DNA.

Facing History and Ourselves

A plataforma reúne gratuitamente recursos como publicações, planos de aulas, vídeos, listas de livros e outras dicas que auxiliam os educadores a encontrar melhores formas de trabalhar a história com seus alunos e, especialmente, a lidar com temas relacionados à injustiça.

Edutopia

Neste site, o professor pode encontrar diferentes conteúdos – divididos por níveis de escolaridade (da educação infantil ao ensino superior) e organizados por meio de comunidades (arte, música, teatro, educação especial e outros). A plataforma reúne ferramentas e recursos como dicas, conferências, vídeos, depoimentos, grupos e blog por áreas temáticas.

LearnZillion

A plataforma oferece recursos gratuitos em vídeos que orientam o professor a aprimorar técnicas para o ensino de matemática (do ensino fundamental ao nível superior), língua inglesa e artes. Os professores também podem baixar slides com conteúdos ou aprender como criar calendários para gerenciar suas atividades. 

Teachers pay Teachers

A plataforma é uma espécie de “mercado aberto” que permite aos professores encontrarem gratuitamente, comprar ou vender recursos educacionais entre si. Os materiais são diferenciados por níveis de escolaridade e disciplinas específicas.

Fonte: Porvir

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

O que eu faço?

Oficinas de leitura, aulas de apoio, atendimento individual.

Adoro quando tenho que entrar nas turmas do Cat para desenvolver a leitura e escrita dos baixinhos, eles demonstram muita criatividade e o amor pela leitura. Eis aqui algumas fotos das oficinas já desenvolvidas.

Oficina de leitura – “Eu jornalista por um dia” (Agosto)

OFICINA JORNALISTAS POR UM DIA (1)OFICINA JORNALISTAS POR UM DIA (2)OFICINA JORNALISTAS POR UM DIA (3)OFICINA JORNALISTAS POR UM DIA (4)OFICINA JORNALISTAS POR UM DIA (5)

2ºOficina de Leitura – Dia do Indio

Oficina dia do Indio (1)Oficina dia do Indio (2)Oficina dia do Indio (3)Oficina dia do Indio (4)Oficina dia do Indio (5)

1ª Oficina de Leitura do ano de 2013 – “Pavãozinho e o seu pézinho”

Oficina Pavão (1)Oficina Pavão (2)

Observação: Quem desejar o arquivo com as instruções das oficinas clique abaixo:

CLIQUE AQUI PARA OFICINAS

Desejando receber os arquivos completos, deixe um comentário com o seu email.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ENCONTROS DE APOIO PEDAGÓGICO DE APRENDIZAGEM

1ºEncontro de apoio 2013

1º encontro apoio 20131º encontro apoio 2013-11º encontro apoio 2013-21º encontro apoio 2013-3

Outros encontros…

APOIO 2013 (1)APOIO 2013 (2)APOIO 2013 (3)Encontros de Apoio (1)

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Educação…

Educação engloba os processos de ensinar e aprender. É um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos destas, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da transposição, às gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade. Enquanto processo de sociabilização, a educação é exercida nos diversos espaços de convívio social, seja para a adequação do indivíduo à sociedade, do indivíduo ao grupo ou dos grupos à sociedade. Nesse sentido, educação coincide com os conceitos de socialização e endoculturação, mas não se resume a estes.

Nivel de alfabetização pelo planeta inteiro: veja as desigualdades do sistema de ensino em cada região do mundo, ampliando a imagem.

A prática educativa formal — que ocorre nos espaços escolarizados, que sejam da Educação Infantil à Pós Graduação — dá-se de forma intencional e com objetivos determinados, como no caso dasescolas. No caso específico da educação formal exercida na escola, pode ser definida comoEducação Escolar. No caso específico da educação exercida para a utilização dos recursos técnicos e tecnológicos e dos instrumentos e ferramentas de uma determinada comunidade, dá-se o nome deEducação Tecnológica. A educação sofre mudanças, das mais simples às mais radicais, de acordo com o grupo ao qual ela se aplica, e se ajusta a forma considerada padrão na sociedade. Mas, acontece também no dia-a-dia, na informalidade, no cotidiano do cidadão. Nesse caso sendo ela informal.

By Wikipédia