terça-feira, 22 de outubro de 2013

Projeto “Lendo Pra Valer” com Autor Mario Pirata

Uma tarde inesquecivel foi esse dia, um autor muito cativante, alegrou as crianças e mostrou para elas que rima é uma coisa muito fácil de fazer, até eu me emocionei…

Brincando, nossos alunos tiveram a provinha
de que na poesia tudo vira magia
o sonho, a alegria
encantou-nos com suas piratarias.

mario pirata (1)mario pirata (2)mario pirata (3)mario pirata (4)mario pirata (5)

eu e mario pirata (4)eu e mario pirata (5)

Uma conversa informal com o autor sobre o projeto, também ressaltei que estou desenvolvendo o Projeto Professor Apoiador, e cursando Inclusão Digital na Ufrgs, onde estarei publicando as fotos deste evento maravilhoso que integrou todas crianças da escola.

eu e mario pirata (6)eu e mario pirata (2)

Foi muito bom conversar com alguém assim tão receptivo. As crianças aprendem muito com a experiencia e com os modelos que somos para eles. Isso motiva a cada vez mais ser um bom modelo para pelo menos alguns seguirem e mudar suas atitudes.

sábado, 12 de outubro de 2013

A origem do Dia das Crianças

A comemoração do Dia das Crianças no Brasil só ganhou espaço a partir da década de 1950
A comemoração do Dia das Crianças no Brasil só ganhou espaço a partir da década de 1950

O Dia das Crianças é uma data comemorada em diferentes países. De acordo com a história e o significado da comemoração, cada país escolhe uma determinada data e certos tipos de celebração para lembrar de seus menores. Ao mesmo tempo, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) convencionou o dia 20 de novembro para se comemorar o dia das crianças.
A escolha desta data se deu porque nesse mesmo dia, no ano de 1959, o UNICEF oficializou a Declaração dos Direitos da Criança. Nesse documento, se estabeleceu uma série de direitos válidos a todas as crianças do mundo como alimentação, amor e educação. No caso brasileiro, a tentativa de se padronizar uma data para as crianças aconteceu algumas décadas antes.
Em 1923, a cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil, sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança. No ano seguinte, aproveitando a recente realização do evento, o deputado federal Galdino do Valle Filho elaborou o projeto de lei que estabelecia essa nova data comemorativa. No dia 5 de novembro de 1924, o decreto nº 4867, instituiu 12 de outubro como data oficial para comemoração do Dia das Crianças.
Entretanto, a data não se tornou uma unanimidade imediata. Somente em 1955, a data começou a ser celebrada a partir de uma campanha de marketing elaborada por uma indústria de brinquedos chamada Estrela. Primeiramente, Eber Alfred Goldberg, diretor comercial da empresa, lançou a chamada “Semana do Bebê Robusto”. O sucesso da campanha logo atraiu a atenção de outros empresários ligados à indústria de brinquedos.
Com isso, lançaram uma campanha publicitária promovendo a “Semana da Criança” com o objetivo de alavancar as vendas. Os bons resultados fizeram com que esse mesmo grupo de empresários revitalizassem a comemoração do “12 de outubro” criado pelo deputado Galdino. Dessa forma, o Dia das Crianças passou a incorporar o calendário de datas comemorativas do país.

Por Rainer Sousa
Graduado em História
Equipe Brasil Escola

Uso do “Til”

Quando escrevemos usamos vários sinais diferentes, que modificam os sons das palavras. Um desses sinais é o “til”, que parece a letra s deitada (~).

O “til” é um sinal e não um acento.

Na língua portuguesa o “til” aparece em cima das vogais “a” e do “o”. Em outras línguas, pode aparecer em outras letras.

Não é correto fazer um til grande, que fique em cima de outras letras.

A vogal com o “til” se junta a outras letras nos seguintes casos: ã – ãs – ãe – ães - ão – ãos – ões – õe– õem.

O uso do “til” faz com que, ao lermos as palavras com esse sinal, elas tenham o som nasal, que sai pelo nariz e pela boca.
Repita as palavras e teste: anã, camarão, mãos, põe, balões, compõem.

Em alguns casos, quando indicamos que temos mais de duas coisas ou pessoas, usamos as palavras no plural, indicando uma quantidade maior. Leia o quadro e observe as diferenças:

By: http://www.escolakids.com/uso-do-til.htm

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

O amor é incondicional sempre…

Vejam este video maravilhoso que passou no Blanço Geral RS da Record hoje meio dia, é muito emocionante, os animais não diferem raça, cor, problemas cocgnitivos, eles apenas amam!

Aprenda com esse Labrador Retriver!!!